Início

A Viola

Afinações

Agenda

Biblioteca

Blog do Angelim

Cifras

Discografias

Encordoamento

Fogão à Lenha

Fotos

Links Interessantes

Luthieria

Mestres Poetas

Mestres Professores

O Sagrado e o Profano

Porta Aberta

Rio Abaixo

Tablaturas

Videoteca

Violas, Minhas Violas

Violeiros

Angelim

Nascido em São João Del Rei, Minas Gerais, no dia 26 de fevereiro de 1964, Chico Lobo é considerado pela crítica, um dos mais ativos e efetivos violeiros do cenário nacional no processo de popularização da tradição da música regional brasileira. Músico consciente está na vanguarda da preservação dos costumes populares. Afirmando-os através do contato junto às culturas de outros povos.

Nascido entre folias e serestas em São João Del Rei, eleita Capital Brasileira da Cultura em 2007 (cujo jingle oficial é de sua autoria), solta a voz na TV, no rádio e nos importantes palcos do Brasil e do Mundo.

Com a viola na mão canta suas raízes, conectadas com a atualidade: folias, congados, catiras, modas, cateretês e tantos ritmos mais.  Em 1985 foi “levantado” Guarda Coroa no congado de Dona Efigênia (bairro Renascença, BH). Depois passou a Guardião, na Ordem de Santo Antônio de Pádua (bairro Jaraguá, BH). Recebeu em 2004, em sua cidade natal, o título de Embaixador do Divino Espírito Santo.

Profissional inquieto, Chico Lobo, já lançou vários CDs e um DVD. Todos resultados de uma longa e fértil carreira artística. Seu CD de estréia, “No Braço Dessa Viola”, foi finalista ao Prêmio Sharp 97 – que despertou o interesse da imprensa e rendeu-lhe uma temporada de 47 dias pela Itália. Onde realizou diversos concertos, a projetos culturais, em Praças Públicas. Destaca-se ainda a sua participação no CD “Cantoria Brasileira” (que marcou a comemoração dos 25 anos da gravadora Kuarup), indicado ao Grammy Latino. E o seu primeiro DVD “Viola Popular Brasileira” - pioneiro no gênero de espetáculo artístico de viola no Brasil -, onde uma das músicas do seu repertório, “Zôio Preto Matador”, foi inserida na novela Bicho do Mato.

Sempre atento em descobrir novos valores, o artista idealizou e apresenta desde 2003 o Programa de TV “Viola Brasil”, de grande audiência, que vai ao ar pela TV Horizonte (BH) e é retransmitido pelas TVs: Campos de Minas, Cultura de Sabará e Nazaré de Belém do Pará.

 

 

 

 

 

Fonte: Viola Brasil Produções 

 

 

 

 

Clique aqui e confira a discografia do artista.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conheça o livro

Roda de Viola

Armazém do

Angelim

Produção