Início

A Viola

Afinações

Agenda

Biblioteca

Blog do Angelim

Cifras

Discografias

Encordoamento

Fogão à Lenha

Fotos

Links Interessantes

Luthieria

Mestres Poetas

Mestres Professores

O Sagrado e o Profano

Porta Aberta

Rio Abaixo

Tablaturas

Videoteca

Violas, Minhas Violas

Violeiros

Angelim

Mineiro de Consolação, Braz Participou de projetos importantes como "Instrumental SESC Brasil", "Balaio Brasil", "Música do Brasil" produzido por Hermano Vianna para a Abril Cultural, apresentado em CDs, livros e apresentado na MTV e TV Cultura por Gilberto Gil.

Participou também do projeto "Brasil 500" da Fundação Roberto Marinho, "Viola Brasileira" do Centro Cultural do Banco do Brasil no Rio de Janeiro, "Violeiros do Brasil" Gravado ao vivo no SESC Pompéia em São Paulo, editado em CD e uma série de programas exibidos pela TV Cultura e "Balaio Brasil" do SESC São Paulo.

Divulgou seu trabalho em programas como Jô Soares, Xuxa, Viola Minha Viola, Amigos, entre outros.

Com Inezita Barroso trabalhou dois anos num show onde a Orquestra de Viola Caipira acompanhava a Cantora, Viajou também com Renato Andrade, Adelmo Arcoverde, Zé Mulato e Cassiano, e Renato Vieira no projeto “Violeiros do Brasil” em shows pelo interior de São Paulo.

Em agosto de 2006, foi um dos representantes do Brasil no Festival of World Cultures em Dublin na Irlanda tendo realizado uma série de três apresentações, um workshop master class, além de programas de radio e TV.

Trabalha em salas de aula desde 1990, nesse tempo desenvolveu métodos próprios de ensino, editados em forma de livros, CDs, Vídeo – aulas em VHS e DVD.

Ministrou oficinas, dentro do projeto “Violeiros do Brasil” no SESC Pompéia em São Paulo e no SESC de Catanduva, São Carlos, Bauru, Ribeirão Preto, e São José do Rio Preto.

Ministrou oficinas também no Festival de Música de Ourinhos – SP e Londrina – PR, Itamonte – MG, Itapeva-SP e, dentro do FESTIVALE no vale do Jequitinhonha em Bocaiúva-MG e Montes Claros – MG dentro da programação do festival de folclore.

Aprendeu o ofício da construção da Viola Caipira com Renato Vieira, luthier/proprietário da fábrica de violas XADREZ de Catanduva – SP.

Implantou em 1994, duas oficinas de luteria em São José dos Campos – SP e uma oficina em São Francisco Xavier – SP, alem de ter ministrado em várias cidades do interior de São Paulo, oficinas de construção de instrumentos de cordas.

Atualmente constrói em oficina própria a Viola-de-Cocho, instrumento típico do Pantanal Mato-grossense, em formas de bloco visando o não-desperdicio demadeiras.

Fundou em 1991, em São José dos Campos - SP a Orquestra de Viola Caipira, com o objetivo de divulgar e popularizar a Viola Caipira e, também de formar e agrupar violeiros.

Desenvolveu trabalho semelhante em Londrina-PR com a "Orquestra Viola de Coité" desde agosto de 1999 durante três anos e meio.

Fundou, também em 1999 o grupo "Viola Serena" em Itamonte - MG.

 

 

 

 

 

Fonte: Site oficial 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conheça o livro

Roda de Viola

Armazém do

Angelim

Produção