Início

A Viola

Afinações

Agenda

Biblioteca

Blog do Angelim

Cifras

Discografias

Encordoamento

Fogão à Lenha

Fotos

Links Interessantes

Luthieria

Mestres Poetas

Mestres Professores

O Sagrado e o Profano

Porta Aberta

Rio Abaixo

Tablaturas

Videoteca

Violas, Minhas Violas

Violeiros

Nesse mundo de cantoria tem surgido muito trabalho bonito para divulgar a viola, sua história, seus intérpretes e as músicas que fazem esse instrumento ser cada dia mais admirado.

Esses livros muito ajudam, violeiros e apaixonados pela viola, a descobrir e aprender sempre mais sobre esse universo inesgotável da viola de arame.

Aqui eu reúno algumas obras, daquelas que achei importantes. Não todas, mas as principais que minha memória não deixou escapulir.

 

Violeiros do Brasil

Myriam Taubkin e Sergio Roizenblit

Este livro, acompanhado de espetáculos, DVD e CD, faz parte do projeto “Violeiros do Brasil”, e traz os artistas que fazem da viola caipira um dos instrumentos mais populares do país e, certamente o preferido nas rodas e festas populares do interior. Representa o nosso chão, o dia a dia de nossa gente. Sua música traduz o espírito de Guimarães Rosa, de Lampião, da Folia de Reis, com uma sonoridade característica que é a um só tempo, a realidade árida e o mistério profundo desse universo brasileiro.

 

Cancioneiro da Viola Caipira - Volume 1

Rui Torneze

Primeiro volume da obra elaborada pelo grande Maestro Rui Torneze, contendo cifras das mais importantes músicas do cancioneiro caipira.

Um livro que certamente não pode faltar na estante de qualquer violeiro.

 

Cancioneiro da Viola Caipira - Volume 2

Rui Torneze

Segundo volume da obra elaborada pelo grande Maestro Rui Torneze, contendo cifras das mais importantes músicas do cancioneiro caipira.

Se o primeiro livro não podia faltar, esse menos ainda, uai.

 

 

Evite fazer cópias de livros ou solicitar aos seus amigos imagens digitalizadas de alguma parte da obra. Prestigie o artista e compre os livros. Permita que eles possam ter condições de continuar esse trabalho tão importante para a preservação de nossa cultura.

Música Caipira

José Hamilton Ribeiro

Este livro presta homenagem a autêntica música de raiz e aos artistas que a transformaram em patrimônio da identidade nacional. Aqui você vai encontrar, por exemplo, uma seleção das maiores modas de todos os tempos, listas temáticas com as "dez mais" de cada subgênero, trechos de letras e comentários sobre autores, intérpretes ou curiosidades a respeito de cada composição, as dez melhores duplas e muito mais.

 

 

 

14 Estudos Progressivos - Violão Campeiro

Valdir Verona

Excelente trabalho do mestre violeiro Valdir Verona contendo quatorze estudos dirigidos para o violão campeiro.

Um precioso estudo sobre o violão solo no Rio Grande do Sul.

 

Gêneros Musicais Campeiros no

Rio Grande do Sul

Valdir Verona & Silvio de Oliveira

Este livro do grande violeiro Valdir Verona traz uma fabulosa pesquisa sobre a história e a prática dos ritmos gaúcho-riograndenses.

O som que vem do Rio Grande tempera nossa música com uma beleza sem fim. Por isso não perca tempo para conhecer os gêneros musicais de nosso Rio Grande do Sul. Vale demais a pena!

 

Eu Nasci Naquela Serra

A história de Angelino de Oliveira, Raul Torres e Serrinha

Paulo de Oliveira Freire

Livro escrito pelo grande mestre Paulo Freire, após uma pesquisa detalhada sobre três dos mais importantes nomes de nosso mundo musical caipira.

Angelino de Oliveira, Raul Torres e Serrinha, autores de músicas que embalam a alma até hoje. "Tristezas do Jeca", "Moda da Mula Preta", "Chitãozinho e Xororó", "Saudades do Matão", "Encruzilhada", "Cabocla Tereza", "Bom Jesus de Pirapora", "Cavalo Zaino", "Do Mundo Nada se Leva", "Pingo d’Água", e muitas outras.

Atravesse essa serra e viaje ao lado de Paulo Freire nessa fantástica caminhada.

 

A Música de Mato Grosso do Sul

Maria da Glória Sá Rosa e Idara Duncan

A obra, valorizada por centenas de fotos coloridas, percorre os caminhos da música urbana, da erudita, da sertaneja e fronteiriça em 380 páginas, em que os compositores e intérpretes recompõem através da palavra as próprias criações ao mesmo tempo que fazem da música a grande metáfora da cultura de um Estado onde convivem identidades, línguas e culturas diferentes.

Destaca-se a parte denominada jornalismo cultural, em que foram ouvidos críticos, pesquisadores e produtores que analisam as influências indígena, boliviana, paraguaia, além das provenientes das diversas correntes vindas de outras regiões brasileiras.

Fonte: Site Campo Grande News

 

Angelim

Música Caipira

Da Roça ao Rodeio

Rosa Nepomuceno

Este livro conta todos os passos percorridos pela música caipira até ela adquirir a feição dos dias atuais.

Este livro traz, no fundo, uma parte rica e substancial da história da cultura popular brasileira.

 

Viola em Noite de Lua - Volume 1

Walteny Marcos

Primeiro volume da um livro fantástico, elaborado pelo músico, pesquisador e professor Walteny Marcos.

Resultado de uma pesquisa que englobou inicialmente 1.500 músicas das mais conhecidas e executadas da história.

Um verdadeiro tesouro para quem aprecia, pesquisa, ouve e gosta da música caipira.

Para os violeiros e aprendizes da arte de tocar viola, o livro ainda traz a música cifrada, arranjo em partitura e tablatura, os acordes usados e o ritmo.

 

Viola em Noite de Lua - Volume 2

Walteny Marcos

Segundo volume da um livro fantástico, elaborado pelo músico, pesquisador e professor Walteny Marcos.

Resultado de uma pesquisa que englobou inicialmente 1.500 músicas das mais conhecidas e executadas da história.

Um verdadeiro tesouro para quem aprecia, pesquisa, ouve e gosta da música caipira.

Para os violeiros e aprendizes da arte de tocar viola, o livro ainda traz a música cifrada, arranjo em partitura e tablatura, os acordes usados e o ritmo.

 

Conheça o livro

Roda de Viola

Armazém do

Angelim

Produção